03/09/2009

4ª FASE DO CURSO: CINEMA

HISTÓRIA DO CINEMA

PRECURSORES de 1895 a 1915.:

1895 - Irmãos Lumiére: (a primeira sessão de cinema a 22 de março, no subsolo do Grand Café, Paris, apresentando o filme "La Sortie des Usines Lumière".)

DOCUMENTÁRIO : Em 1896 os Lumière equipam alguns fotógrafos com aparelhos cinematográficos e os enviam para vários países, com a incumbência de trazer novas imagens
1902 - Georges Méliès - Pioneiro na utilização de figurinos, atores, cenários e maquiagens. Realiza os primeiros filmes de ficção Viagem à Lua
uso de maquetes e truques ópticos, precursores dos efeitos especiais.
1903 - Edwin Porter - Vida de Um Bombeiro Americano
•constituíu um gênero narrativo alternando planos gerais com planos aproximados como vemos em Vida de um bombeiro americano
•O grande roubo do trem, O filme que inaugura o western e marca o começo da indústria cinematográfica.
1915 - David Griffith - Norte Americano criador da linguagem cinematográfica. No cinema, é o primeiro a utilizar dramaticamente o close, a montagem paralela, o suspense e os movimentos de câmera. - Nascimento de Uma Nação
o primeiro longa-metragem americano, tido como a base da criação da indústria cinematográfica de Hollywood.
- Intolerância

VANGUARDAS ANOS 20

Expressionismo Alemão
:O Gabinete do Dr. Caligari/ Robert Wiene(precursor: na concepção expressionista do filme: atmosfera de pesadelo e atmosfera obscura)

Características:
Composição : cenografia, fotografia maquiagem e figurino estilizados para intensificação do drama.
Temática: personagens com obseções malévolas, situações dramáticas, predileção pelo imaginário
Estrutura narrativa :descontinuidades e modo enigmático sombrio de contar as histórias e de organizar os fatos.
Impressionismo Francês:
EX:A Grande Ilusão de Jean Renoir (filho do pintor Renoir)
Carcterísticas: sobreimpressões, deformações ópticas e planos subjetivos, duração dos planos (montagem rítmica acelerada), enquadramento e ritmo de montagem.
Montagem Soviética - Criou a montagem intelectual ou dialéctica. Ex: Encouraçado Potemkin / Outubro de Serguei Eisenstein
Surrealismo:
o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. tendo Luis Buñuel como maior representante no cinema
ex: Cão Andaluz de Luis Buñuel



GÊNEROS HOLLYWOODIANOS
Nos anos 30 até a 2a Guerra, Hollywood concentrar a maior parte da produção cinematográfica mundial.


Western:
Ex: No Tempo das diligências, 1939 de John Ford
Um dos primeiros gêneros narrativos do cinema (O Grande Roubo do Trém. Porter, 1903). Considerado gênero autenticamente americano.

Noir:
policial dos anos 40 com luz expressionista, narrados em off, com loira fatal, um detetive durão ou um trouxa, cheio de violência e erotismo, etc.
obras de tons escurecidos, temática e fotograficamente, representação crítica e fatalista da sociedade americana e na subversão à unidade e estabilidade típicas do classicismo de Hollywood.
ex: Relíquia Macabra, 1941 de John Huston


Comédia:
Gênero consolidado na década de 20, com nomes como: irmãos Marx, O Gordo e o Magro e W.C. Fields
ex: Charles Chaplin (1889-1977) O seu personagem, Carlitos, o vagabundo com bengala, chapéu-coco torna-se o tipo mais famoso do cinema.
Luzes da Cidade (1931)
O Garoto (1921)


Terror
O Estúdio Universal criou uma galeria de monstros que marcaram a história do cinema e dominaram o gênero de terror Tod Browning (Universal estúdios)
Ex: Drácula, 1931 (com Bela Lugosi, do romance de Bram Stoker)
Frankenstein, 1931 (romance de Mary Shelley, Mumia, 1932 e Lobisomem, 1932

Musicais:
O Cinema Falado surge com o filme: O Cantor de Jazz, de Brian Foy 1927
e à partir dai surgiram os Filmes musicais muitas vezes eram apresentações da Broadway filmadas.
Mas a chamada “Era de Ouro dos Musicais” inicia-se logo após a II Guerra Mundial e vai até os primeiros anos da década de 1960. São dessa época as produções mais monumentais e bem-sucedidas no aspecto financeiro como “Cantando na Chuva (Singing in the rain)”, “Cinderela em Paris” (Funny Face), “Amor, Sublime Amor” (West Side Story), Os Homens preferem as loiras (Diamonds are girl best friends) e “A Noviça Rebelde” (The Sound of Music).



ESTÚDIOS BRASILEIROS:
Chanchadas: misto de comédia, musical carnavalesco e filme policial, o maior gênero cinematográfico brasileiro acabou nos anos 60 com inicio da televisão,
Cinédia - 1930:
primeiro estúdio cinematográfico no país
Ex: A voz do carnaval – (Carmen Miranda)

Alô, alô, Brasil, alô, alô, Carnaval (Oscarito e Grande Otelo)
Atlântida
A Grande Vedete o mais bem-sucedido estúdio do País em todos os tempos.
Vera Cruz - 1949
fundada em São Bernardo do Campo existiu durante quatro anos e realizou 22 filmes de longa-metragem, Renegando a chanchada Foi considerada o primeiro estúdio em moldes profissionais do país.
Ex: Cangaceiro,
Floradas na serra, (Luciano Salce)
Tico-tico no fubá, (Adolfo Celli)

CINEMA MODERNO:

Neo Realismo Italiano
Temática: problemas sociais: fascismo, a guerra, campo, desemprego e subemprego, jovens e idosos abandonados, relação do homem com a religião.
Técnica: uso de planos de conjunto e médio (a câmera não sugere, não disseca, só registra) – recusa de efeitos visuais, imagem acinzentada da tradição dos documentários, montagem sem efeitos, cenários reais, improvisação na decupagem, uso de atores não profissionais misturados com profissionais, diálogos simples e uso de dialetos para aproximar do real, orçamentos baixos.
ex:Ladrões de Bicicleta de Vittorio De Sica (1902-1974)


Cinema Inconformista:
Questionamentos sobre a família em melodramas de coloridos para a Universal Pictures / Hollywood, de 1952 a 1958
Ex:Palavras ao Vento (1956) de Douglas Sirk

Nouvelle Vague:
movimento artístico do cinema francês que se insere no movimento contestatário próprio dos anos sessenta
encenação inovadora (atores, roteiro e câmera autônoma-camera stylo) edição fragmentada, aversão às regras sociais e instituições, fatalismo, na rua, som direto (nagra), descontinuidade (montagem ágil, conceitual, moderna), metalinguagem, linguagem coloquial Inicio da Cinefilia = militância e educação sentimental pelo cinema.
Ex: Acossado de Jean Luc Godard


Cinema Novo Brasileiro:
Inspirado por despojamento do neo-realismo italiano, pelas inovações da Nouvelle
Vague francesa e, mais proximamente, pelo cinema independente brasileiro dos anos 1950
Lema do movimento: Uma câmera na mão e uma idéia na cabeça.
temas:
- o misticismo e violência no Nordeste
- acontecimentos políticos ocorridos no Brasil
- transformação dos grandes centros urbanos -
- escravidão
Ex: Deus e o diabo na terra do sol, 1964 e Terra em transe,1967 ambos de Glauber Rocha


Cinema Marginal Brasileiro

Pornochanchada:
Reconquistando o público perdido, a "Boca do Lixo" paulista produz filmes sob Influência de filmes italianos chamativos e eróticos uma produção, com poucos recursos e muito público
Ex: Aluga-se moças, 1983 (Gretchen e Rita Cadilac) e Amor estranho amor, 1982 (Xuxa)
Terror nacional produzido de 1945 à 2008
Ex: À meia-noite levarei sua alma, 1963 de José Mojica Marins (Zé do Caixão)



Cinema Novo Alemão:
Influenciado pela Nouvelle Vague, dão um basta ao cinema ultrapassado (expressionismo, nazismo)
A inventividade dos diretores, a liberdade financeira e as parcerias com a TV estatal abrem as portas para um cinema mais promissor. o lançamento de “Alemanha no Outono” termina o cinema Novo alemão cineasts, buscam co-produções e a situação da Alemanha se complica com terrorismos e problemas maiores.
Ex: Fitzcarraldo, 1981 Nosferatu, 1979 Aguirre a Cólera dos deuses, 1972 ambos de Werner Herzog –


CORRENTES CONTEMPORÂNEAS:
FILME HIGH CONCEPT
Depois da pior crise de sua história ao final dos anos 1960, o predomínio avassalador de Hollywood atualmente decorre da reconfiguração estética e mercadológica do blockbuster a partir de 1975, (pós-Tubarão e Guerra nas estrelas) com a integração dos grandes estúdios aos segmentos da indústria do entretenimento
Três aspectos:
1) a debilitação narrativa privilegiando o espetáculo e a ação em detrimento do personagem e da dramaturgia;
2) juvenilização/infantilização das audiências
3) o lançamento por saturação dos blockbusters,
Adequação ao cenário econômico-mercadológico atual através da ruptura com o Cinema Hollywoodiano Clássico. Os filmes High Concept tem sua unidade narrativa sabotada pelos interesses comerciais. Sinergia entre meios e mercados do entretenimento (Ex: cinema e música/TV)
Ex: Tubarão (precursor) 1975 - Steven Spilberg
Guerra nas estrelas,1977 de George Lucas



CORRENTES PÓS-CONTEMPORÂNEAS:
Designações de pós-modernismo no cinema: filmes que desafiavam as categorias cinematográficas existentes como:clássica, modernista, vanguardista, expressionista, surrealista, pois nenhuma delas parecia dar conta de suas especificidades
Ex:
Twin Peaks, 1992 e Veludo Azul,1986 de David Lynch (Personagens e situações bizarras / surreais)
Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos, 1988 / Kika, 1993 / Tudo sobre minha Mãe, 1999 de Pedro Almodóvar (temática da sexualidade abordada de maneira sublime).
Edward mãos de tesoura, 1990 / Batman, 1990 e 1992 / Ed Wood, 1994 de Tim Burton
(Fantasia / Sombrios e infantis)

Autor: Fulvio Pacheco

Referências:
História do Cinema Mundial de Fernando Macarello / 2006
Cinema entre o artifício e a realidade de Luiz Carlos Merten / 2005

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