19/11/2011

Video: Etnias

"Etnias" : Um vídeo "exemplo" de Fulvio Pacheco, enfocando estátuas (monumentos públicos) que representam as 3 principais raças, que miscigenadas, formaram a população de Curitiba.
Lucas Bueno como Cacique Tindiquera (obra de Elvo Benito Damo - 1994)
Andriw Mocellin como O Semeador (obra de Zaco Paraná - 1922)
Camille Costa Lopes como Àgua para o Morro (obra de Erbo Stenzel - 1944)
Musica: Trois Gmnopedies (1888) de Erik Satie.

15/11/2011

Produzindo um video

TUTORIAL MOVIE MAKER

Profº Fulvio Pacheco

O Windows Movie Maker pode ser uma ferramenta excelente para você criar pequenos filmes, em especial quando seus arquivos já estão bem elaborados e prontos para serem organizados e salvos.

STOP MOTION
É possível criar slideshows com o programa, adicionando imagens livremente, aplicando efeitos de transição e inserindo até mesmo músicas de fundo às suas criações.

CRIANDO UMA ANIMAÇÃO:
Inicialmente, importe as imagens a ser gravada, No caso da figura abaixo desenhos.
Primeiro você precisa ter as fotos ou desenhos parecidas, mas com algumas diferenças para simular um pouco de movimento e acontecer a animação
No Gimp ou Photoshop estas pequenas mudanças pode ser feitasmexendo e salvando figura e fundo (utilizando camadas)












Existem vários programas que animam mas é tão fácil que até o Windows Movie Maker é possivél criar videos.
Para isso é preciso configurar-lo:
Ferramentas e Opções / Avançado / Digite a duração q a imagem vai ter na tela e o tempo que ela vai demorar na transição, bem menos que um segundo tipo 0,200.
Feito isso é só adicionar as imagens em ordem e criar sua animação Stop Motion













CRIAR UM VÍDEO
Depois de importar áudio, vídeo ou imagens para o Windows Movie Maker (coleções), pode-se montar arrastando os importados para a linha do tempo ou Storyboard. A figura que segue mostra os clipes como eles aparecem no storyboard e arrastados na linha do tempo, respectivamente: para o mesmo









O áudio também deve ser arrastado para a linha do tempo/storyboard.

















Para não sobrepor o novo áudio ao som original do vídeo este deve ser anteriormente retirado, clicando encima deste áudio original com o botão direito e depois retirando o som em “volume” .














Clicando encima do vídeo, na linha do tempo, com o botão direito você pode editar inserindo efeitos, fades, etc...









Ao editar os vídeos você determina como e quando o áudio, vídeo e as imagens (assim como os títulos, transições de vídeo e efeitos) são exibidos naquele projeto em particular.
Gravando sua produção
Com o vídeo está criado e revisado, acesse a função “concluir Filme”, Dentro dela, basta selecionar as opções desejadas da maneira que você quiser, levando em consideração a utilização do vídeo criado.









Escolha o propósito do vídeo, um local para salvá-lo e a qualidade de imagem e som, característica que conta com mais alternativas ao utilizar o Windows Vista. Comece agora mesmo a criar suas produções com o Movie Maker, um programa simples e fácil de ser usado, até mesmo para iniciantes em edição de vídeo.